Criatividade, amor-próprio e autocontrole não se aprendem na
escola e ajudam a formar adultos mais responsáveis e maduros.
Com suas lições, seu filho será um adulto maduro, feliz e
responsável. Confira os valores que você precisa ensiná-lo:
1. Amor-próprio
O que? Autoestima, confiança na própria capacidade,
coragem pra enfrentar qualquer obstáculo.
Como incentivar: quando ele fizer uma crítica, condene
só o comportamento, não a própria criança!
2. Comunicação
O que é? Saber expressar suas ideias de forma clara e
sempre na hora certa.
Como incentivar: conversem sobre assuntos variados,
incluindo os polêmicos.
3. Autocontrole
O que é? Respeitar os próprios limites, traçar metas e
eleger prioridades.
Como incentivar: estabeleça uma rotina que ajude a
conciliar o lazer e a lição de casa.
4. Convivência
O que é? Aceitar pessoas de estilos, valores e crenças
diferentes.
Como incentivar: mostre como respeito, educação e bom
humor facilitam a vida.
5. Criatividade
O que é? Usar a imaginação para descobrir saídas
variadas para um mesmo problema.
Como incentivar: programe idas ao cinema, teatro,
exposições e espetáculos.
6. Escolha
O que é? Decidir para qual lado seguir, diante de um
problema, analisando os prós e os contras.
Como incentivar: convide seu filho para participar das
decisões em família e valorize sua opinião.
7. Iniciativa
O que é? Apresentar soluções surpreendentes para
problemas, de livre e espontânea vontade.
Como incentivar: resista com unhas e dentes à tentação
de resolver tudo no lugar do pequeno.
8. Honestidade
O que é? Ser verdadeiro, não fazer fofoca e fugir do
"jeitinho brasileiro".
Como incentivar: diga a ele que a melhor resposta para
tudo é sempre a verdade.
9. Jogo de cintura
O que é? Ter uma grande capacidade de adaptação para
lidar com mudanças.
Como incentivar: dê o exemplo, não seja tão rígida em
seus pontos de vista e atitudes.
10. Maturidade
O que é? Mesclar uma boa dose de disciplina com um
caminhão de responsabilidades.
Como incentivar: peça ajuda nas tarefas domésticas e
ensine a diferença entre "querer" e "precisar".
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