postado por Suzana Carvalho em

Terapia Cognitivo-Comportamental



A Terapia Cognitivo-Comportamental,  comumente referida como TCC é uma vertente da psicoterapia, cujo objetivo é focar a forma como as pessoas pensam e agem para ajudá-las, a superarem seus problemas emocionais.

Terapia é uma palavra usada para descrever uma abordagem sistemática para combater um problema, uma doença ou uma condição irregular.

Cognitivo refere-se a tudo o que se passa na sua mente, como sonhos, lembranças, imagens, pensamentos e atenção, e que servem para você dar significado ao que acontece a você e ao seu redor.

Comportamental refere-se a tudo o que você faz. Isso inclui o que você diz, como tenta resolver seus problemas, como age, como evita certas situações. Comportamental diz respeito tanto à ação quanto à falta dela.

O conceito central na TCC é que você sente o que você pensa. Então a TCC trabalha de acordo com o princípio de que você pode viver mais feliz e produtivamente se pensar de forma saudável.

Mais e mais médicos e psiquiatras indicam a TCC a seus pacientes no intuito de ajuda-los a superar seus problemas com resultados positivos. Esses problemas incluem:

Dependência de substâncias
Dificuldade no controle da raiva
Ansiedade
Transtorno dismórfico corporal
Síndrome da fadiga crônica
Depressão
Transtornos alimentares
Transtorno obsessivo-compulsivo
Síndrome do Pânico
Transtornos de personalidade
Fobias
Transtorno de estresse pós-traumático
Transtornos psicóticos
Problemas de relacionamento
Fobia social

Diversos estudos revelam que as pessoas que fazem a TCC para vários tipos de problemas , em particular, para ansiedade e depressão, permanecem bem, por mais tempo e é mais eficaz que somente o uso de medicação.

0 comentários:

Postar um comentário